Supercenas!

No caderno +MAIS da Folha De S.Paulo do dia 24 de janeiro de 2010 saiu um artigo chamado "Os melhores momentos da história da sétima arte" em que cineastas, críticos e atores  elegem as cenas que mais sintetizam a história do cinema. E aí vai algumas das cenas citadas no artigo e também a minha.
Qual é o seu melhor momento da sétima arte?

Hector Babenco
Rocco e Seus Irmão de Luchino Visconti, a cena em que (o personagem de) Renato Salvatori esfaqueia, contra uma arvore, numa floresta gelada, a amada(Ana Girardot).






José Mojica Marins
O Bebê de Rosemary de Roman Polanski, a cena em que ela(Mia Farrow) se aproxima do berço do filho e rapidamente mostra-se os olhos da criança.







Ruy Castro
O Homem do Sputinik de Carlos Manga, na sequência da sedução de Oscarito por Norma Bengell.








Sérgio Britto
O Encouraçado Potemkin de Serguei Eisenstein, a famosa cena da escadaria de Odessa.








Ana Carolina
Oito e Meio de Federico Fellini, quando Marcello Mastroiane caminha desorientado no set de um novo filme que ele vai fazer e não sabe exatamente qual é.






Carlos Reichenbach
O Desprezo de Jean-Luc Godard, cena de Camille (Brigitte Bardot) abandonando o marido (Milchel Piccoli) e partindo com o produtor Jeremy Prokosch (Jack Palance).










Lina Chamie
2001 uma Odisséia no Espaço de  Staley Kubrick, emblemático corte, do osso para a espaçonave em "2001".
Fábio Leite
Era Uma Vez no Oeste de Sergio Leone, cena do duelo final entre Frank (Henrry Fonda) e "o gaita" (Charles Bronson) com a magnífica música de Ennio Morricone.

12 comentários:

  1. Como fã de Spielberg cito duas cenas clássicas: O início de Caçadores da Arca Perdida, culminando com Indiana Jones correndo da bola gigante e a sequencia das bicicletas em E.T.

    ResponderExcluir
  2. Bem, a minha vai ser de um filme que já passou no Cineclube - Mensageiro do Diabo de Charles Laughton. A cena é aquela em que as crianças estão escondidas no celeiro e ele aparece na colina, ao fundo, a cavalo com uma lua maravilhosa. E, claro, no momento ele está cantando aquela música linda e pavorosa.

    ResponderExcluir
  3. Robert DeNiro ensanguentado numa casa parecida com a capa de Physical Graffiti. Táxi Driver
    Ray Liota batendo no engraçadinho que mexe com a mulher dele. Os Bons Companheiros
    Um homem negro e um Branco se levantam de uma mesa em um restaurante com roupas largas e uma maleta. Pulp Fiction
    Um Cara tenta sair da natureza depois de passar bastante tempo lá, mas o rio descongela e ele fica preso na natureza, enquanto isso uma música perfeita é tocada. Na natureza selvagem
    Uma mulher mata um vilarejo odioso, em uma das maiores vinganças do cinema. Dogville
    Christopher Walken e Dennis Hooper improvisam em uma cena hilária. Amor à queima roupa
    Um homem entra pra um circo pra descobrir mais sobre o amor de sua vida. Peixe Grande
    No último andar um casal observa prédios sendo destruídos. Dois caras começam a se bater publicamente. O clube da luta

    Estas são algumas que eu gosto...

    ResponderExcluir
  4. Feitiço do tempo, interpretado pelo ator Bill Murray, todos os dias se repetem, é quando ele de tão louco rouba a marmota,o mascote do evento da mudança da estação,e pula de um penhasco pra se matar, detalhe, no outro dia acorda de novo pra repetir o mesmo dia, hehehehe. Segue o Link:
    http://www.youtube.com/watch?v=XmbURZANDOo

    Touro Indomável, Robert de Niro interpreta o boxista Jake La Mota, ao final de uma luta e já sem forças deixa seu oponente lhe transferir vários golpes, é quando ele diz" você nunca me derrabou Ray", mas que apanhou pra dedeu apanhou, iche. Segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=5wwItkoapuA

    E um mais sentimental, em Ladrão de Bicicletas, quando o protagonista já desesperado em procurar sua bicicleta, que é imprescindível para trabalhar, é pego tentando roubar uma bicicleta, surpreendido por várias pessoas que o acusam de ladrão bem em frente do seu filho. O pessoal libera o pai, que sai junto com o filho em silêncio. Nesse momento é difícil segurar as lágrimas. Segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=5qjhwyM0O-I

    Outra é em Cinema Paradiso quando Toto, inseparável menino que ajudava Alfredo a projetar filmes numa pequena cidade da Itália, volta já adulto para a cidade e assiste uma película organizada por Alfredo com diversos beijos e nudez em filmes antigos. E a música do Ennio Morricone ao fundo é linda. Veja o link do youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=wEFugVbzsSo

    ResponderExcluir
  5. Um cabo de eletricidade se solta e Doctor Brown improvisa uma tirolesa e desce rapidamente para ligar o cabo bem na hora em que o Delorean passa e um raio atinge a torre do relógio.

    De volta para o futuro

    ResponderExcluir
  6. Vou adicionar uma cena, e que fantástica é ela. Estou falando do final de Sindicato de Ladrões, na cena o personagem de Brando depois de ter tomado um a surra caminha para um fim triunfal.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente essa cena de "Sindicato de Ladrões"... uma das melhores que já vi na vidaaaa!! Outra que gosto muito é de "Cantando na Chuva" (lógico)... aquela em que os três decidem fazer o filme... e começam a cantar e dançar pela cala... Perfeita!!!

    ResponderExcluir
  8. AH!
    O fim de "Silêncio dos Inocentes"
    Só cena louca!!!

    ResponderExcluir