Maus Hábitos de Almodóvar (Entre tinieblas)


O filme é uma comédia de Humor negro que explora a situação da religião da sociedade espanhola contemporânea. Também retrata a desolação espiritual e a falta de moral.

Yolanda Bell é uma cantora de bolero que se apresenta em diversos cabarés. Ela e seu namorado são viciados em heroína. Depois que ele morre de overdose, misturando a droga com estricnina (veneno de ratos) na sua frente, Yolanda fica apavorada e para fugir da polícia, decide desaparecer.Ela então se lembra do convento das Redentoras Humilhadas, cuja madre superior, é uma grande fã do seu trabalho. Durante muitos anos, as freiras têm se dedicado a salvar mulheres jovens que caíram em perdição. Mas poucas mulheres desejam ser salvas, então Yolanda se vê sozinha com todas as freiras do convento. Sua chegada representa uma bênção divina às freiras. Especialmente à Madre Superior - Um Híbrido de Dom João Bosco e Jean Genet, que se torna cúmplice das meninas perdidas que passam pelo convento. Elas encontram-se em péssima condição financeira devido ao abandono de seu apoio económico, A gananciosa Marquise, que decidiu não ceder mais fundos com o pretexto de Economizar. Ela sente pouca afinidade com as Irmãs, pois sua filha, depois de se juntar às mesmas, fugiu para a África e foi comida por canibais. A madre superiora, desde que a Madre Geral morreu, tem dado nomes repulsivos às outras 4 freiras que se encontram no local, a Irmã Condenada, a Irmã Estrume, a Irmã Cobra e a Irmã Rata de esgoto, e explica o por quê: "O homem não será salvo até que perceba o quanto está sendo mal". Para ela os pecadores são mais dignos de salvação do que os bons, pois foi por essa razão que Jesus morreu. Com poucas oportunidades espirituais, as Irmãs procuram sua própria salvação. Entre todos acontecimentos do convento, Yolanda percebe que pode contar a sua situação à Madre Superiora. Até que então...


Descubra o que acontece no dia 1° de Maio na 26ª sessão do Cineclube Capivara, às 18:30 no Auditório da Fepi.

Marquise: "De qualquer maneira, não tenho dinheiro. Você pode não ter ouvido falar, mas este país está em crise econômica."

Madre Superior: "Você é milionária!"

Marquise: "Para sobreviver nos dias de hoje é preciso ser. Mas além de sobreviver, quero viver minha vida!"


3 comentários:

  1. Da hora o cartaz... filme é melhor que pensei então... xD

    ResponderExcluir
  2. É!! Esse tigre tá imponente!! E eu tô curiosa pra ver o filme!!

    ResponderExcluir
  3. De parabéns todos vocês!! Esse cineclube é tudo!! Ótimos filmes! Aqui no Rio é difícil ter um assim (aliás, nem tem!)

    ResponderExcluir